quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Cinema brasileiro 01 - terra estrangeira

(clique no título acima para ver a postagem completa)

Esta publicação será feita em brasileiro e em catalão. 
(Aquesta publicació serà també en català. Així jo puc practicar-ho una mica més). 
É uma forma que encontro de praticar esta nova 
língua e também para conversar com pessoas que conheço agora nessa língua e que não falam brasileiro.

Não sou cinéfilo. Mas gosto e ver filmes. Especialmente filmes brasileiros. Neste momento em que o governo brasileiro ataca a cultura e, em especial, o cinema, penso em compartilhar com minhas amizades alguns filmes que vi e que gosto muito.
O primeiro tem um lugar especial no meu coração. É o “Terra Estrangeira” de Walter Salles e Daniela Thomas. O filme me toca de uma forma que assisti sete vezes no cinema desde sua estréia em 1995. Para saber um pouco sobre ele, leia a crítica nas imagens abaixo.
Ou, melhor, assista ao filme aqui no link do YouTube.

https://youtu.be/Nu4PvKypdEw




No sóc una persona del cine. Però m’agrada veure pel·lícules. Hi ha moltes brasileres que son bones.  Ara que el govern de Brasil comença a censurar’les penso ser un bon moment per compartir’les amb les meves amistats .
La primera que recomano es diu “Terra Estrangeria”. Es una pelicula de 1995 i parla de com nosaltres som obligats a deixar el país por les dificultats i com això afecta nostro sentiment de ser de qualsevol lloc.
La peli no està subtitulada, però si entens una mica del portuguès de Brasil (que diuré aqui “brasiler”) penso que hauries de veure-la.

(Clique na imagem para vê-la em separado).