Muita gente da imprensa grita pelo fim do campeonato brasileiro de pontos corridos.
É compreensível.
Entendamos porque:
Desde 2003 o futebol brasileiro tem definido o seu perfil. Tem-se caído o mito de que temos muitos times grandes por aqui. A verdade é que temos muitos times médios, poucos grandes e muitos pequenos.
Se considerarmos os titulos desde 2003 temos:
1 Cruzeiro
1 Santos
1 Internacional (o campeão de fato em 2005 ainda que oficialmente ele seja do Corinthians)
3 São Paulo
1 Flamengo
1 Fluminense
Mas só isso não basta. Flamengo e Fluminense, os últimos campeões, estiveram em várias edições lutando para não serem rebaixados.
Além disso, podemos cruzar outros dados.
Cruzeiro, Internacional e São Paulo estiveram em quase todas as edições lutando pelo título durante o campenato.
O que vemos é que, na real, em mais 3 ou 4 temporadas podemos confirmar que estes, e talvez o Santos ( mas que peca por ter pouca torcida), são os grandes times do Brasil e que, todos os anos lutarão pelos títulos nacionais e da libertadores/mundial, os 3 títulos que realmente interessam na América do Sul.
Com a ajuda dos falidos e modorrentos estaduais os times médios Atletico MG, Flamengo, Fluminense, Vasco, Corinthians e Gremio se firmarão como times médios que regionalmente dão alegrias ao torcedor ,mas que, eventualmente vão além disso.
Os demais estão na mesma vala comum. Ou alguém olhando o retrospecto das últimas2 décadas teria coragem de dizer que Palmeiras, Botagogo ou Atlético PR estão no mesmo nível? Com certeza, somente na cabeça de seus sofridos torcedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário