terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mirada 2012: Los Autores Materiales

(clique no título acima para ver a postagem completa)

Esta é a segunda vez que acompanho o Mirada - Festival Ibero-Americano de Teatro de Santos, o melhor festival teatral do Estado de Sp, sem dúvida. (se quiser ver o que publiquei em 2010, clique aqui)

O Espetáculo "Los autores materiales", da cia. LA MALDITA VANIDAD, da Colômbia, é um bom espetáculo. Seus atores lidam bem com as tensões deste drama e a interpretação realista é muito bem construída, com a cena ganhando tensão a medida que o tempo passa e, para deleite do público, trazendo o desfecho inesperado de todo bom drama.

Apesar de todos o elenco ser bom, a atriz Ella Becerra se sobressai pelas nuances com que faz a faxineira. Sem exageros nas caras e bocas, mas com ações físicas e vocais que dão o contorno à personagem ela nos guia o tempo todo.


No entanto, o que ressalta acompanhando esses dois festivais, e correndo o risco de tomar o todo pela parte, é o quanto o teatro no Brasil está muito além do que se produz na América Latina, Portugal e Espanha.

Basicamente porque a ampla maioria ainda trabalha com o realismo/naturalismo. Sem dúvida uma faceta importante do teatro e que em espetáculos bem feitos como Los autores Materiales nos deixam satisfeitos por termos saído de casa.

No entanto é pouco diante do que a história ocidental e oriental do teatro já produziu, desenvolveu e pesquisou. 

Até hoje não vi um grupo desses países que tivesse uma 
linguagem como o nosso Lume, de Campinas, a Cia Luis Louis, de São Paulo, a Sutil Cia de Teatro, de Curitiba ou o Teatro da Vertigem, também de São Paulo. Isso só para citar alguns poucos exemplos de grupos que pesquisam diferentes linguagens teatrais e que chegam a resultados, na sua maioria, arrebatadores de sensações e pensamentos para quem os vê.

Ainda assim, é muito bom poder ter esse festival acontecendo regularmente. E que venham mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário