domingo, 13 de junho de 2010

Propostas para mudar o futebol.

Em tempos de Copa do Mundo gostaria de propor a quem quer que fosse duas idéias para agilizar ainda mais o futebol competitivo de hoje.  O Vôlei por exemplo, constantemente atualiza suas regras e nem por isso fica menos interessante, pelo contrário.                 Propostas:                                                                                                       1 - Fim imediato  do
 empate no futebol. Ao tirar cara e coroa a equipe vitoriosa sai com uma vantagem, ou seja, se o jogo acabar empatado em número de gols ela será considerada a vitoriosa do jogo.    
Razões:  percebo que quando o sai um gol logo no início do jogo há uma mudança na dinâmica da partida, pois não interessa para a que está em desvantagem perder (o velho ditado perdido por um perdido por mil). Quando o jogo é importante e começa zero a zero 30 minutos, as vezes mais, são perdidos em enrolação, com as duas equipes se "estudando" e com medo de atacar para não tomar gol. Com a vantagem alguém já começaria o jogo tendo de correr atrás do prejuízo.


2- Diminuição imediata para 10 jogadores em campo.
Razões: o futebol é hoje muito físico e de ocupação de espaços. Com menos jogadores, haverá mais espaço para a bola rolar e para jogadas mais interessante que carrinhos e faltas.
Além disso, com os altos salários dos jogadores das grandes equipes todos os times poderiam diminuir seus orçamentos e melhorar as condições financeiras "da geral".


São duas propostas fáceis de implantar e que já mudariam o ritmo desse esporte delicioso que é o futebol.

5 comentários:

  1. Sem pé nem cabeça. Acho que o cara deve estar fora da casinha. Existiriam outras fórmulas muito mais justas e inteligentes de desempatar um jogo.

    ResponderExcluir
  2. Dê um exemplo Flavio, faça uma proposta!

    ResponderExcluir
  3. Pq eu fico imaginando o seguinte: se um time é melhor que o outro e sai com a vantagem, o time pior vai ter de correr atras e toma uma goleada. bom para o jogo e bom para quem assiste.
    se um time pior sai com a vantagem o melhor começa atacando pra desempatar e mete gols logo no pior.
    é uma regra inspirada no judo, onde uma simples vantagem logo no inicio muda toda a luta e a torna emocionante, sem ser injusta.
    Injusto pra mim é um time fazer uma camoanha excelente e depois jogar um mata a mata, empatar e perder uma classificacao nos penaltis.

    ResponderExcluir
  4. Em vez de sorteio definir o "vencedor" da partida, deveria haver uma série de 3 pênaltis, alternados, antes do início do jogo. Quem o vencer, ficaria com 2 pontos, caso o jogo terminasse empatado. A outra equipe ficaria com 1 ponto, pelo empate nos 90 minutos. Deveria haver o ponto extra (4 pontos) para quem vencer com diferença maior ou igual a 3 gols (induziria os times a atacarem mais). Ou seja, teríamos 0 ponto (derrota), 1 pelo empate, 2 pela vitória nos pênaltis, 3 pela vitória normal e 4 pela goleada. Além disso, eu proibiria a devolução de bola ao goleiro por qualquer meio (inclusive de cabeça). E mais algumas coisas que o espaço aqui não permite. (Linoporto@hotmail.com).

    ResponderExcluir
  5. também acho essa proposta interessante lino, mas eu ainda faria o meio termo, ou seja, eles disputariam os penaltis que tu propoe no inicio, mas não valendo ponto apenas determinando a vantagem no jogo. pra que valer ponto? No final um time ganha e o outro perde. Ponto.
    Classificação tipo NBA-
    Time A - 9v 3 D
    Time B - 8 V 4D
    etc...

    e o espaço aqui permite qualquer proposta pra mudança no futebol, é só dizer.

    ResponderExcluir