quinta-feira, 15 de julho de 2010

Na festa espanhola eu tava.


Depois de Portugal fiz uma rápida passagem pela Galicia, na Espanha, nas cidades de Vigo e A Coruña.



Foram 3 dias em duas cidades, uma loucura. Vigo é uma cidade com poucas coisas para fazer, mas agradável. Além do que, fui até lá especialmente para o show do Jorge Drexler (ler outra postagem clicando aqui) e além da maravilha que foi o show, ainda pude ir a praia Samil e começar aos hábitos espanhóis.


Por exemplo, aqui em todo lugar se come bocadillo, que é na verdade um sanduiche. Mas tem de todo tipo: bocadillo de carangueijo, de omelete (tortilla), muitos de carne e por aí vai.


Na Galicia se fala duas linguas oficiais, o castellano e o galego, que é quase uma mistura do portugues com o espanhol, a grosso modo. É a parte do norte da Espanha onde a cultura celta está bastante presente.

 Fora tudo isso, assisti a final da Copa Espanha (1x0) Holanda num parque. Caramba! Foi demais. A tensão, a festa, aquele monte de vuvuzela no ouvido o tempo todo. E depois então. Os doidos campeões foram pra uma praça que tinha uma fonte e se jogaram dentro da fonte gritando "campeones, campeones, ole,ole, ole" ou "yo soy español, español, español". Muito, mas muito parecido com o que vi e vivi na final da copa de 1994. Eu estava no Anhangabaú e a festa foi tremenda, pois o último título tinha sido em 1970 e a minha geração nunca tinha visto o Brasil ganhar uma copa.



 Já em A Coruña só fiquei um dia, mas foi um dia cheio de lugares lindos, pena que garoou todo o tempo. A Torre de Hercules, essa sim uma torre de respeito, rs, com uma exposição arqueológica em baixo e lá em cima uma vista espetacular do mar.


Depois peguei um elétrico (sim, aqui também tem um) e fui até a praça Maria Pitta, no centro. Grandiosa, bonita, "muy chula" como eles dizem por aqui. E a noite, jantei num lugar delicioso, de pedra, com o menu da casa: sopa de marisco, file de merluza a romana e uma jarra de vinho da casa.


Foi corrido, mas valeu a pena ter conhecido a Galicia. A única parte não tão boa é que nestes dois lugares fiquei em hoteis, ou seja, tinha um quarto com uma boa cama de casal só pra mim, mas tudo muito solitário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário