domingo, 28 de novembro de 2010

Circo armado no RJ só engana quem quer.

É impossível falar sobre o que está acontecendo no Rio de Janeiro e não citar o filme
Tropa de Elite (clique aqui pra ver o que achei do filme).






Vou tentar então não repetir o que muito bem já disse o Marcelo Freixo (clique aqui para ler).


Lembrando então do filme: o primeiro começa falando sobre o trabalho do BOPE pra controlar os morros na visita do Papa ao Brasil.


Não é  muito diferente do que a gente vê hoje. Só é mais escancarado.


O governo do RJ está fazendo o show pra inglês ver que a mídia golpista queria. Eu não estou aqui defendendo que o Estado continue ausente dos morros, das favelas, mas não é a polícia quem vai resolver o problema da violência no RJ.


Porque o que está sendo feito é a velha limpeza "étnica" e a tática de aproveitar do tema combate ao tráfico pra matar indiscriminadamente os pobres e pretos das favelas cariocas e, assim, diminuir um pouco dessa "gentalha" como a elite define os moradores da periferia.
O confronto, a meu ver, seria necessário nessa intensidade para desarticular o tráfico se já houvesse uma política pública de valorização dos demais moradores, dando saneamento básico, moradia, saúde e educação descente pros que moram ali.


Porque na atual situação, muito traficantes serão presos e mortos, mas o sistema que leva a criação destes personagens continua existindo e, em pouco tempo, outros assumirão seus postos.


Ou alguém duvida disso?

Um comentário:

  1. eu concordo com sua opinião: eh um ciclo e mais garotos vão ir para o tráfico se não houver uma política pública eficaz e decente! sem falar da hipocrisia de algumas pessoas do suburbio que aplaudem essa ação, mas que são os próprios alimentadores desse mercado!

    ResponderExcluir