terça-feira, 7 de junho de 2011

Guine-Bissau

É realmente muito dificil fazer um primeiro texto sobre esta nova experiência que é estar na África e, em especial, Guiné-Bissau.
Bissau é um país a leste do continente, o que seria a "continuação" do estado do Pernambuco quando supostamente os continentes eram juntos.
Então, pra começar, dá pra dizer que a "geografia" daqui é muito semelhante. Clima quente, por vezes árido, com muita terra e poeira e, claro, isso determina muita coisa.

Exibir mapa ampliado

Por exemplo:
as roupas usadas são em geral leves e com cores.
Nos bairros pobres, as casas são feitas com tijolos de barro, construidos com a terra tirada do chão.

Claro que dizer bairro pobre, em termos sociais e econômicos, é um eufemismo. Porque não existe bairro rico. Mas mesmo dentro da homogeneidade da pobreza há uma diferença social gritante. E é dessa diferença que surge o trabalho que estou fazendo aqui, de cooperação na implementação de um projeto social na Comunidade São Paulo.

Mas disso volto a falar depois. Termino essa primeira impressão apenas dizendo que, com muitas diferenças, o que vejo aqui não é muito díspare do que já vi em minhas muitas andanças pelo nordeste brasileiro, especialmente no seu sertão.

2 comentários:

  1. Dani, parabens por sua boa vontade e iniciativa. Com certeza, realizara um belissimo trabalho e fara a diferenca para muitas pessoas, inclusive nos, aqui do outro lado.Estarei ligada neste blog. Que delicia esta maneira de acompanhar seus passos! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Dani;

    Belissimo trabalho!! Sinto-me pertinho de vc, acompanhando seus passos. Muito obrigada! Sei a diferenca que fara na vida das pessoas que puder trocar suas experiencias, asssim como esta fazendo conosco aqui do outro lado do oceano.

    ResponderExcluir