segunda-feira, 13 de junho de 2011

O trabalho em Guiné Bissau.


Trabalho há oito anos e quatro meses na Fundação Gol de Letra. Atualmente minha função lá é AGITADOR CULTURAL, mas ja fiz de tudo muito: fui educador voluntário de teatro no FAC (Formação de Agentes Comunitários), estagiário e assistente de coordenação na Comunicação Institucional, arte-educador de crianças no VJ (Virando o Jogo), educomunicador de audiovisual, novamente no FAC, e voluntário de rede social  na RVAT (Rede Vila Albertina-Tremembé).


A Fundação, e se eu não for preciso em algum dado, por favor, quem tiver a informação exata publica ai nos comentários, desde 2009 tem um núcleo de disseminação de práticas socio-educacionais. Um desses projetos é o de Guiné Bissau. Em parceria com a ABC (Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores - para saber mais clique aqui e leia a página 73 do Catálogo ABC de Cooperação Técnica do Brasil para a Africa em 2010 ) ela vem trabalhando para a missão de implantar um centro educacional na Comunidade São Paulo, aqui em Guiné.  


Jovens lideranças do bairro serão os gestores e executores deste projeto e entre outras coisas ele terá no contra-turno da escola uma oficina de teatro. Fui então convidado para oferecer uma oficina de preparação em arte-educação teatral para essas jovens lideranças.  Além disso, eu e os outros dois colegas de trabalho aqui presentes, Edgard Arantes, analista de projetos e responsável pela sistematização e André Freitas, educador de música conseguimos agregar a participação dos integrantes do grupo teatral de guiné, "US Fidalgos"  e do grupo de música e dança "Netos de Bandim".


No primeiro dia fizemos um trabalho teórico prático sobre o tema. O assunto correu solto sobre Paulo Freire, educação libertária, pedagogia do oprimido e da autonomia. Na prática fizemos alguns jogos teatrais com base no trabalho desenvolvido por Joana Lopes e sistematizado no livro "Pega Teatro".


A próxima etapa será a de preparar e executar uma atividade prática para as crianças do bairro.


obs: com exceção das fotos, as imagens são ilustrativas e retiradas de links no google.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário